Instituto Paulo Moura é inaugurado

Jornal DHoje Interior
 
 

Será inaugurado hoje o Instituto Paulo Moura, onde será a abertura do projeto “Ensaiando Paulo Moura”, que terá participação em Rio Preto. O evento tem a parceria do Instituto Paulo Moura com a prefeitura de Rio Preto, e direção geral de Halina Grynberg e curadoria e direção musical de Myriam Taubkin.

O projeto terá uma série de eventos homenageando Paulo Moura, com participação de grandes músicos de diferentes gêneros musicais, em São Paulo, Rio de Janeiro e uma ocupação musical em Rio Preto, com shows, exibição de filmes, oficinas e intervenções urbanas, totalmente gratuitas ao público.

A curadoria do projeto procurou reunir artistas que compartilharam da música e vida de Moura e artistas da atualidade que conduzem seu trabalho com uma visão que se afinaria com a dele. Um elenco que vai desde grupos da nova geração de música brasileira, passando por instrumentistas consagrados, bandas, até a participação de uma orquestra sinfônica.

“Conheci Paulo Moura no final dos anos 1970, quando ele tocou com meu irmão, (o pianista) Benjamin Taubkin. Mas somente conheci Halina há dez anos, quando Paulo Moura participou do evento “Um sopro de Brasil”, que reunia cerca de 250 músicos de sopro brasileiros. Eu e Halina nos reaproximamos durante a exposição em homenagem ao Paulo no Sesc Pompeia, quando surgiu a ideia deste evento atual. Nós pensamos juntas e buscamos, mais do que uma homenagem, fazer deste evento uma oportunidade de transmitir o legado da obra do Paulo.” afirma Myriam Taubkin, diretora musical.

O projeto faz parte da programação do aniversário de 162 anos de Rio Preto e será espalhado por toda a cidade.

Programação

São José do Rio Preto

25 de março, terça feira, 19 horas
Salão Roberto Costa de Abreu Sodré, 9º andar – Avenida Alberto Andaló, 3030
Palestra sobre a obra de Paulo Moura, com Halina Grynberg e Cliff Korman.
Apresentação do Instituto Paulo Moura, projeto virtual de divulgação da música instrumental brasileira a partir do acervo digital do artista.

26 a 28 de março, de quarta feira à sexta feira, das 14 às 17 horas
Casa de Cultura Dinorath do Valle
Praça Cacilda Becker, s/n – Vila Universitária – Fone: 3226-3366
Oficina “Ritmos e cantos das tradições do Sudeste” – preparação e percepção compartilhada dos principais ritmos e cantorias originais de São Paulo e Rio de Janeiro.
Preparadores: Marcos Suzano, Denis Duarte, Mauricio Badé, Sapopemba e Ari Colares.
Oficina “Vamos tocar na banda” – composições de Paulo Moura, com arranjos inspirados em sua pratica de ensino para bandas.
Direção: Cliff Korman
Assessoria: Daniela Spielmann

26 de março, 18 horas
Sé Catedral de São José
Rua Siqueira Campos, 3033 – Centro – Fone: 3234-4879
Celebração litúrgica e musical – músicas religiosas com arranjos de Paulo Moura, Paulo de Tarso e Wagner Tiso, para piano e Coral. Piano e regência: Paulo de Tarso
Apresentação da pianista Clara Sverner – no programa H.Villa-Lobos – “Impressões seresteiras” e “Prelúdio da Bachiana n° 4”; Eduardo Souto – “Despertar da Montanha”; C.Debussy – “Clair de Lune”; F. Chopin – “Prelúdios n° 17 e n° 18”; Chiquinha Gonzaga – “Bionne” e “Atraente”; E. Nazareth – “Odeon”

27 de março, 20 horas
Teatro Municipal Paulo Moura
Avenida Duque de Caxias, s/n – Fone: 3224-0024
Apresentação de “Arredores da Lapa”, de Paulo Moura, com a Orquestra Jovem Tom Jobim, regida por Heitor Fujinami. Peça para percussão e orquestra. Solista: Marcos Suzano
Apresentação de “Fantasia Urbana”, de Paulo Moura. Peça para sax alto e orquestra. Solista: Dilson Florencio
Apresentação de quatro arranjos sinfônicos de canções da tradição popular brasileira – “Olelê”, “Tamborim”, “No bater” e “Alvoradinha”. Arranjos: Thiago Costa e Rodrigo Morte. Convidados: Benjamim Taubkin (piano e Clareira), João Taubkin (contrabaixo), e Ari Colares, Neusa de Souza, Mazé Cintra, Verlúcia Nogueira e Sapopemba (vozes e percussão).

28 de março, 20 horas
Teatro Municipal Paulo Moura
Avenida Duque de Caxias, s/n Tel: (17) 3224-0024
“Afroelectro”: Apresentação de Felipe Roseno (bateria); Mauricio Badé (canto e percussão); Denis Duarte (canto, percussão e programação); Michi Ruzitschka (guitarra); Meno Del Picchia (contrabaixo).
“Mistura e Manda”: Apresentação de Léo Gandelman, Carlos Malta, Dirceu Leite e Humberto Araújo (sopros); Henrique Cazes (cavaquinho); Charles da Costa (violão); Luiz Alves (contrabaixo) e Ajurinã Zwarg (bateria). Arranjos de Carlos Malta, Humberto Araújo e Henrique Cazes para composições de Paulo Moura.

29 de março, 10 horas
Calçadão
Cortejo de rua, conclamação à população da cidade para se unir aos artistas e alunos das oficinas em cantos, batuques e audição da banda no palco da Praça Rui Barbosa.

SÃO PAULO

30 de março, domingo, 11 horas
MASP – Museu e Arte de São Paulo
Av. Paulista, 1578 – SP Tel: (11) 3251-5644
Perto da Estação do Metrô – Trianon
Capacidade do auditório: 374 lugares sentados
Apresentação de “Arredores da Lapa”, de Paulo Moura, com a Orquestra Jovem Tom Jobim, regida por Heitor Fujinami. Peça para percussão e orquestra. Solista: Marcos Suzano
Apresentação de “Fantasia Urbana”, de Paulo Moura. Peça para sax alto e orquestra. Solista: Dilson Florencio
Apresentação de 4 arranjos sinfônicos de canções da tradição popular brasileira – “Olelê”, “Tamborim”, “No bater” e “Alvoradinha”. Arranjos: Thiago Costa e Rodrigo Morte. Convidados: Benjamim Taubkin (piano e Clareira), João Taubkin (contrabaixo), e Ari Colares, Neusa de Souza, Mazé Cintra, Verlúcia Nogueira e Sapopemba (vozes e percussão).

RIO DE JANEIRO

10 de abril, quinta feira, 21 horas
Teatro do Espaço Tom Jobim
Rua Jardim Botânico, 1008 (dentro do Parque Jardim Botânico) Tel: (21) 2274-7012
Capacidade: 340 lugares
Apresentação de arranjos originais de Paulo Moura para formação de big band
Com: Baixada Jazz big band
Direção musical: Cliff Korman
participação especial: Gilson Peranzetta (piano)

11 de abril, sexta feira, 21 horas
Teatro do Espaço Tom Jobim
Noite de música e dança:
“Afroelectro”: Apresentação de Felipe Roseno (bateria; Mauricio Badé (canto e percussão); Denis Duarte (canto, percussão e programação); Michi Ruzitschka (guitarra); Meno Del Picchia (contrabaixo).
“Mistura e Manda”: Apresentação de Léo Gandelman, Carlos Malta, Dirceu Leite e Humberto Araújo (sopros); Henrique Cazes (cavaquinho); Charles da Costa (violão); Luiz Alves (contrabaixo) e Ajurinã Zwarg (bateria). Arranjos de Carlos Malta, Humberto Araújo e Henrique Cazes para composições de Paulo Moura