Músico rio-pretense terá uma série de homenagens no aniversário da cidade, como um acervo virtual
Era considerado um dos principais nomes da música instrumental brasileira Foi inaugurado nesta quarta (19), no Rio de Janeiro, no Espaço Tom Jobim, o acervo virtual “Instituto Paulo Moura”, sobre a vida e obra do rio-pretense. Ações culturais serão apresentadas durante o mês de março, em Rio Preto.
O evento “Ensaiando Paulo Moura”, que tem a direção geral de Halina Grynberg e curadoria e direção musical de Myriam Taubkin, apresentará uma série eventos, como shows, oficinas, exibição de filmes e intervenções urbanas. O projeto faz parte da programação do aniversário de 162 anos de Rio Preto.
A curadoria do projeto reunirá artistas que compartilharam da música e da vida de Paulo Moura e artistas da atualidade que conduzem seu trabalho com uma visão que provavelmente se afinaria com a do homenageado.
Carreira do músico / O instrumentista teve uma carreira brilhante e reconhecimento internacional. Em 2005 fez turnê nacional e internacional do espetáculo “Homenagem a Tom Jobim”, ao lado de Armandinho, Yamandú Costa e Marcos Suzano. Além de participar do um documentário “Brasileirinho”, do finlandês Mika Kaurismaki, que em 2005 foi uma das atrações da mostra Fórum do Festival de Berlim. Já em 2011, a esposa do instrumentista lançou a biografia “Paulo Moura - Um Solo Brasileiro.” O site do acervo é www.institutopaulomoura.com.br.
Programação / No dia 25 de março, será apresentado uma palestra, no salão Roberto Costa de Abreu Sodré, sobre o acervo virtual. Entre os dias 26 a 28, na Casa de Cultura Dinorath do Valle, haverá exibição com oficinas de cantos. Também no dia 28, peças teatrais serão encenadas no Teatro Municipal, com os arranjos de Paulo Moura. E no dia 29, o evento é no Calçadão.