Instituto virtual reúne acervo completo do músico Paulo Moura
Vera Donato
veradonato.com.br
 
 

O Instituto Paulo Moura, uma plataforma de ações culturais e de ensino da música instrumental, será inaugurado nesta quarta-feira (19/02), às 19h, no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico.

A opção por ser uma página virtual e não manter uma sede física dará lugar à promoção de shows, oficinas, exposições, encontros, lançamento de discos e livros. E também à busca por novas possibilidades de interlocução com músicos, estudantes de música e o público em geral.

No espaço virtual do Instituto (www.institutopaulomoura.com.br), pode-se acompanhar uma narrativa de fotos e diálogos, conduzida pelo próprio Paulo Moura, sobre a sua trajetória profissional de 65 anos. O rico material inclui gravações em rádio, TV e discos, textos, registros sonoros inéditos restaurados, entrevistas, ensaios de shows e trilhas de cinema. Tudo foi idealizado e dirigido pela psicanalista Halina Grynberg, mulher do músico por quase três décadas.

O Instituto oferece ainda, através de um link interno, acesso ao Acervo Digital Paulo Moura (www.jobim.org/paulomoura), o mais completo do músico até hoje. Desenvolvido tecnicamente pelo Instituto Antonio Carlos Jobim e hospedado no seu portal, o link permite uma visitação às partituras autorais originais, arranjos autorais, estudos de técnica de composição e de formas musicais, estudos de improviso, entre outros itens.

O evento de inauguração terá instalação cenográfica de Helio Eichbauer, com objetos pessoais do músico, e apresentação da Orquestra Popular Tuhu, do Instituto Villa Lobos, regida por Maria Clara Barbosa. Na ocasião, será apresentado o projeto “Ensaiando Paulo Moura”, com uma série com shows em São Paulo, no Masp, dia 30 de março; no Rio, no Espaço Tom Jobim, dias 10 e 11 de abril; além de shows, oficinas e cortejos em São José do Rio Preto (de 26 a 29 de março), cidade natal do maestro, compositor, arranjador e músico, que morreu em 2010.