Orquestra Popular Tuhu

Instituto Paulo Moura
 
 
Veja aqui um dos grandes momentos da noite de lançamento e abertura do acervo Instituto Paulo Moura em 17 de fevereiro de 2014, com a apresentação da Orquestra Popular Tuhu regida por Maria Clara Barbosa no foyer do Teatro Tom Jobim, Rio de Janeiro, apresentando peças para big band com arranjos de Paulo Moura.




Sobre a Orquestra Popular Tuhu

Em fevereiro de 2008, o projeto iniciou suas atividades visitando iniciativas sócio educacionais que utilizavam a música para atingir comunidades de baixa renda, envolvendo o significativo número de sete mil estudantes no chamado Grande Rio. O Projeto têm os cursos regulares de música com a duração de três anos letivos. Além da capacitação profissional prática, os alunos recebem educação musical de qualidade, bem como incentivo às suas atividades escolares. Nessa perspectiva, foi criada a orquestra popular Tuhu (apelido de Villa-Lobos quando criança), conduzido por Maria Clara Barbosa, cavaquinista formada em música pela UNIRIO e coordenadora do Projeto. Fugindo ao esquema mais comum, o grupo é composto por flautas, clarinetas, saxofones, trompete, trombone, baixo, violão, cavaquinho e percussão. Bebendo na fonte de grandes mestres como Pixinguinha, Caetano, Ataulfo Alves, Noel Rosa, Dorival Caymmi, Nelson Cavaquinho e outros, desenvolveu um variado repertório, conquistando uma sonoridade própria que alegra e emociona diferentes plateias.
 
A Orquestra Popular Tuhu é formada por 
Luciano Araujo Mariano da Silva e Monique Barros de Castro, flautas, Ana Carolina de Oliveira Barreto e Maria Aline Silva Martins, clarinetes, Jhonatan de Oliveira Reis e Luis Filipe Cirilo Marcelino, trompetes, Anne Caroline de OliveiraIsmael Domingos da Silva e Leticia da Silva Lima, saxes alto, Ademar dos Anjos Mariano e Bruno Felipe Teixeira de Carvalho, saxes tenor, Andrew Candido dos SantosAntonio Carlos e Louise Costa Pessanha, trombone, Arnaldo Tavares Junior, cavaquinho, Ramon Vicente da Silva Calixto, violão, Gustavo Rosemberg Brito PiresPedro Ivo da Silva Ferreira, Rafael Neris Gomes e Wesley de Souza Gonçalves, percussão, Maria Clara Barbosa, regente e coordenador